Bom, a primeira providência para o registro de um domínio virtual (endereço do site) com extensão .BR é acessar o site registro.br (registro de domínios para a Internet no Brasil) e fazer o seu cadastro. Verifique se o domínio já não está registrado. Se a pesquisa resultar em “Domínio disponível para registro” significa que sua empresa poderá tê-lo.
Lembre-se de que algumas regras devem ser seguidas para solicitação do registro do seu domínio:
Se o caso for de você estar usando os servidores de DNS gratuitos do Registro.br e quer alterar os registros da zona de DNS de seu domínio.
Nós vamos te ajudar, siga o passo a passo e não terá erro.
No cPanel, na barra de busca, procure por redirecionamento Depois, clique em Redirecionamento.
Como verificar onde o seu domínio está hospedado?
Descobrir onde um site está hospedado é mais fácil do que parece. Com a ajuda de algumas ferramentas gratuitas, é possível saber o nome da empresa de hospedagem responsável por qualquer site na Internet.
Vamos para algumas ferramentas gratuitas:
Para verificar a hospedagem através do Registro.Br :
Orientamos que acesse o site Registro.Br (https://registro.br/2/whois), e então digitar o endereço, a URL, no campo de pesquisa. Em seguida é só clicar em “Search”(Lupa). Após clicar em “Search”(Lupa), você poderá visualizar as informações referente ao domínio.
Para verificar a hospedagem através do WHOIS.IS:
Orientamos que acesse o site WHOIS.IS (https://who.is/), e então digitar o endereço, a URL, no campo de pesquisa. Assim que os resultados forem exibidos, localize o valor “nserver“, pois é este endereço que indicará onde o domínio está hospedado.
Você sabe como criar um e-mail? Embora esta pareça ser uma pergunta boba, algumas dicas podem ajudar na hora de fazer o seu novo endereço eletrônico. No caso do Google, por exemplo, ter um Gmail é essencial para usar quase todos os serviços da empresa, do YouTube a Google Play Store, no Android. Criar um e-mail é bem fácil. Vamos te ensinar como criar nessas plataformas:
Como criar e-mail (Gmail):
Como criar e-mail (Outlook):
Como criar e-mail (Yahoo):
Como ativar o SSL em sua Hospedagem de Site?
O consumidor tem se tornado cada vez mais exigente e receoso ao informar seus dados pessoais pela internet. Por isso, se você tem um site ou uma loja virtual, a primeira medida a ser tomada é instalar o certificado SSL.
Ao se conectar a um servidor SSL, o navegador solicita, automaticamente, um certificado digital da Autoridade Certificadora. Ela vai autenticar a identidade do servidor para garantir a segurança e o sigilo das informações.
A partir daí, o navegador vai criptografar todas as informações que são enviadas do seu computador antes de chegarem ao computador de destino. Quando a mensagem chega a um servidor seguro, ela é decifrada por meio de uma chave secreta.
Para instalar o SSL em sua hospedagem de site é necessário requerer uma Solicitação de Assinatura do Certificado (CSR) à autoridade certificadora. Esse arquivo possui as informações sobre o domínio e do servidor onde o certificado deve ser instalado.
Existem certificados SSL que são pagos e outros que são gratuitos. A instalação do SSL em seu domínio pode ser feita de forma automática ou pode ser solicitada para o seu provedor de hospedagem.
Após completar a instalação, é preciso configurar o protocolo HTTPS em seu site para abrir a URL. Existem plataformas online onde é possível realizar esse procedimento. 24 horas depois da alteração do seu DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios), o servidor verifica seu certificado SSL, se for constatado que você não possui um certificado ativo, ele vai fazer a instalação automática do seu SSL. Ou, se você já possuir um certificado, mas ele estiver vencido, o servidor irá renová-lo.
Qual é a importância de implementar o SSL?
O principal motivo para instalar o certificado SSL é prezar pela segurança das informações em seu site. Além dos seus clientes se sentirem seguros para enviar seus dados através do seu site, com o SSL a sua página na web não será bloqueada para abrir por não ser segura. Como acontece com alguns sites que não possuem o protocolo HTTPS.
Outra característica importante é que o SSL consegue autenticar os dados dos clientes de forma que uma pessoa não consegue se passar por outra que tenha acesso restrito.
Com a tecnologia SSL as informações do seu site e dos seus visitantes estarão sempre resguardadas.